sábado, 21 de abril de 2012

Abrótano-Fêmea


ABRÓTANO-FÊMEA - DESCRIÇÃO

O aroma penetrante e intenso do abrótano-fêmea, a delicadeza do seu aspecto aveludado e a harmonia dos seus caules finos, encimados por pequenos capítulos amarelos, contribuíram para que os jardineiros o elegessem como flor ornamental
 No estado espontâneo, prefere o sol mediterrânico, os rochedos e as encostas áridas, colonizando também as campas e a terra dos cemitérios.
 Os etimologistas ( Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de ἔτυμον e -λογία "-logia"[1]) é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem.[2] Por outras palavras, é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica.[3]
Algumas palavras derivam de outras línguas, possivelmente de uma forma modificada (as palavras-fontes são chamadas étimos). Por meio de antigos textos e comparações com outras línguas, os etimologistas tentam reconstruir a história das palavras - quando eles entram em uma língua, quais as suas fontes, e como a suas formas e significados se modificaram.
Os etimólogos também tentam reconstruir informações sobre línguas que são velhas demais para que uma informação direta (tal como a escrita) possa ser conhecida. Comparando-se palavras em línguas correlatas, pode-se aprender algo sobre suas línguas afins compartilhadas. Deste modo, foram encontrados radicais de palavras que podem ser rastreadas por todo o caminho de volta até a origem da família de línguas indo-europeias.
A própria palavra etimologia vem do grego ἔτυμον (étimo, o verdadeiro significado de uma palavra, de 'étymos', verdadeiro) e λόγος (lógos, ciência, tratado) encontraram para o seu nome duas origens possíveis: da palavra italiana santo, santo, devido às suas múltiplas virtudes, ou da palavra grega xanthos, amarelo, evocando a cor das suas flores.
 As sumidades floridas, que se colhem em Julho, possuem uma acção estimulante, estomacal e emenagoga; são ainda  antiespasmódica, podendo também ser utilizadas em infusão para as cólicas de estômago Além disso a planta tem grande procura devido à acção vermifuga das  suas sementes,que podem substituir o sémen-contra ou santónico, medicamento obtido da variedade stechemanniana Besser de Artemisia  marítima L., das estepes do Turquestão Russo.
 Cazan receitava o abrótano-fêmea para tratar a tinha. A denominação de guarda-roupa foi-lhe atribuída porque, pendurado em ramos nos roupeiros e armários, protege a roupa e o vestuário das traças.


 ABRÓTANO-FÊMEA - ORIGEM E UTILIZAÇÃO MEDICINAL

Habitat: Europa, região mediterrânica, rochedos, colinas áridas e calcárias, subespontâneo em algumas zonas da Beira Litoral, Estremadura e Alentejo litoral, até 1000 metros.

 Identificação: de 20 a 50 centímetros de altura, vivaz, caule lenhoso na base, espesso, com numeroso ramos erectos e pubescentes, folhas viçosas, esbranquiçadas, pequenas, estreitas, penatifendidas, com dentes obtusos, flores amarelo-douradas (Junho-Agosto), tubulosas, em capítulos solitários, globosos, na extremidade dos ramos, receptáculo vestido de brácteas interflorais, aquénio calvo com 4 ângulos, dos quais 2 são mais salientes. Cheiro intenso, sabor amargo, acre e aromático.

 Partes utilizadas: sumidades floridas, sementes e folhas (antes da floração), secagem em ramos suspensos.

Componentes: óleo essencial, resina, tanino, principio amargo.

 Propriedades: antiespasmódico, emenagogo, estimulante, vermifugo.

U.I. U.E.*

Ver: fadiga, insectos, parasitose.

* U.I. = uso interno
  U.E. = uso externo




Sem comentários:

Enviar um comentário